Leia as seguintes palavras em voz alta e escreva no caderno em qual delas e vogal tonica tem timbre aberto.
reses
crosta
fornos
lodoso
miolo
aceso

Organize as palavras a seguir em duas colunas de acordo com o timbre das vogais tonicas, que podem ser abertas ou fechadas

molho(feixe)
panela
farofa
plateia
coldre
caroço
poço
tijolo
inodoro
despojo
molho(caldo) groselha

2

Respostas

A melhor resposta!
  • mnd
  • Ambicioso
2013-12-31T22:16:33-02:00
vogal tonica tem timbre aberto.
reses      re        fechada
crosta    cros      aberto
fornos    for          fechada 
lodoso  do            fechada
miolo    o           fechada
aceso  ce          fechada
 
Organize as palavras a seguir em duas colunas de acordo com o timbre das vogais tonicas, que podem ser abertas ou fechadas

molho(feixe)    fechada  mo
panela             aberta    ne
farofa               aberta    ro
plateia              aberta  té
coldre              fechada    col
caroço             ro            fechada
poço                po         fechada
tijolo                  jo      fechada
inodoro               do  aberta
despojo              po     fechada
molho(caldo)       mo   fechada    

groselha             se    aberta

3 5 3
2014-01-01T14:59:16-02:00
Você apenas precisa se o som da sílaba tônica tem um som parecido com o de uma letra com o acento agudo ou circunflexo. Sendo assim você só precisa identificar qual a sílaba tônica.
Em reses por exemplo, basta se identificar que o re é a sílaba tônica, e então identificar qual o som da sua pronúncia. Nesse caso é fechado, pois parece que o e tem um acento circunflexo.
Crosta - cros - aberto
Fornos - for - fechado
Lodoso - do - fechado
Miolo - o - fechado
Aceso - ce - fechado.

Palavras com timbre aberto: molho (feixe), panela, farofa, plateia, inodoro, groselha.
Palavras com timbre fechado: coldre, caroço, poço, tijolo e molho (caldo).