Respostas

2014-01-03T22:18:23-02:00
A célula procariótica  tem sua estrutura simples, sobreviveu graças a plasticidade da sua fisiologia que é mais avançada que as da eucariontes(isso mesmo,nesse aspecto ela é), o que lhe permite ocupar ambientes onde não sobrevivem eucariotas.
Creio eu que os cientistas não chegaram a uma rsposta real sobre tal fato,mas eu aposto que é por conta do 
DNA localizada numa região nucleóide, não envolvido por uma membrana,e uma menor presença delas pelo citoplasma...que deixa ela mais maleável.
2 4 2
2014-01-03T23:04:00-02:00
O que venha a ser plasticidade? ser maleável? está sujeito a mudança de estado para outro?
As células são constituídas de uma membrana formada de um mosaico fluído semipermeável e seletiva (podendo ser moldada de acordo com o ambiente, um exemplo são as hemácias), hidrofóbicas em sua maior parte, mas,  hidrofílicas em outras regiões, graças a presença de proteínas transmembranas. Todas essas características fizeram das células eucarióticas ou procarióticas, ao longo do tempo evolutivo, estruturas versáteis que foram se escupindo até a atualidade. Um exemplo dessa "plasticidade adaptativa", é o fato de um tipo de bactéria ter sido englobadas (por fagocitose)por uma célula primitiva e ter sido aproveitada como usina geradora de energia, como é o caso das mitocôndrias.