(Unicamp - adaptado) "Erro da NASA pode ter destruído sonda" (Folha de S. Paulo, 1/10/1999) Para muita gente, as unidades em problemas de Física representam um mero detalhe sem importância. No entanto, o descuido ou a confusão com unidades pode ter conseqüências catastróficas, como aconteceu recentemente com a NASA. A agência espacial americana admitiu que a provável causa da perda de uma sonda enviada a Marte estaria relacionada com um problema de conversão de unidades. Foi fornecido ao sistema de navegação da sonda o raio de sua órbita em METROS, quando, na verdade, este valor deveria estar em PÉS. O raio de uma órbita circular segura para a sonda seria r = 2 100 000 m, mas o sistema de navegação interpretou esse dado como sendo em pés. Como o raio da órbita ficou menor, a sonda desintegrou-se devido ao calor gerado pelo atrito com a atmosfera marciana. Calcule, para essa órbita fatídica, o raio em pés. Considere 1pé = 0,30m.

2

Respostas

2014-01-06T14:16:58-02:00
1 pé  ~~ 0,3 m
x----------2.100.000 m

x = 2100000 / 0,3 ~> 7.000.000 pés

1 2 1
A melhor resposta!
2014-01-06T14:50:12-02:00
1 pé  equivale a 0,3 metros
x pés equivale 2.100.000 metros

entao vamos usar a regrinha de tres.. 

x = 2100000  dividido por 0,3 ⇒ 7.000.000 pés
2 3 2
Mas com essa conta você estará realizando a conversão de metro em pés da zona segura. ( Que é o que a sonda deveria fazer, mas ela acabou indo mais baixo, que levou ela a desintegrar ). Eu tenho um livro aqui, que ele da a resposta em 6,3 . 10 elevado a quarta. Ah, aqui no final diz: " Calcule, para essa órbita fatídica, o raio em metros. Considere 1 pé= 0,30m." Alguma ideia sobre isso ? ( me corrija caso eu esteja fazendo confusão, e como chegar nesse resultado final de 6,3.10 a 4 ?)