Preciso de uma Avaliação Crítica :Como posso melhorar essa redação ?
Modelo: Dissertativo- argumentativo

Violência no Brasil : desafio histórico
Apesar de ser um país emergente e integrante do Grupo dos 5 ,o Brasil ainda precisa superar barreiras que travam seu crescimento. Uma delas é a violência , fruto do regime escravocrata e atenuada pela falta de inserção das minorias principalmente nas regiões menos destacadas.
O Brasil foi o último a abolir a escravidão , camuflada até hoje. Depois da lei assinada pela princesa Isabel,a Lei Áurea, em 1888 inúmeros ex-escravos tiveram de se submeter a trabalhos mal pagos ou passavam a roubar para sobreviver. A decisão da realeza não avaliou a inclusão da camada na sociedade e tornou-se um acordo com a Inglaterra para suprir sua carência de um mercado consumidor .
Outra herança colonial foi a diminuição do número de índios bem como, o espaço destino ao grupo. Com a intensa urbanização no litoral e sudeste do país, poucas áreas foram destinadas aos nativos. Reflexos desse passado estão nas manifestações indígenas que tomaram conta dos noticiários e dos limites do estado do Mato Grosso ano passado.
Além disso, o histórico processo do êxodo de nordestinos e habitantes da região Norte para o sul do Brasil aumentou os índices de violência e marginalização. Através da desintegração das regiões e a concentração de recursos para a região sudeste muitas pessoas foram incentivadas a migrar para essa região . Mas com o elevado custo de vida esses indivíduos passaram a constituir favelas e viver pior do que nas suas antigas condições.
Portanto , para que a violência não seja a principal preocupação do Brasil é necessário a melhoria do ensino público facilitando o acesso do mercado de trabalho a todos. Ainda ,é essencial a valorização do negro por meio de campanhas e uma profunda revitalização no ensino na área de disciplinas humanas para execução da cidadania . Ademais, é imprescindível a definição das áreas ocupadas pelos índios e a garantia de espaços como museus onde estes tenham voz e sua cultura seja preservada .

2

Respostas

2014-01-10T20:08:02-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Acho que os parágrafos estão muito grandes, e talvez começar a redação com "apesar" não tenha sido uma boa ideia... Por favor, não leve a mal! Você escreve bem! Boa sorte =)
1 3 1
2014-01-11T12:09:05-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Oi, Bruna.
Eu entendi o seguinte: no primeiro parágrafo você introduziu a falta de inserção como causa para a violência. No segundo, falou da não-inserção dos escravos; no terceiro, dos índios, depois da não inserção dos migrantes internos e por fim, colocou várias propostas de intervenção (aliás, gostei bastante das propostas! bem abrangentes, variadas, e nada que seja impossível de fazer).
Embora o conjunto faça muito sentido, acho que na transição de um parágrafo para o outro faltou conectá-los. Uma professora me disse uma vez que o texto ideal é como uma mola:um parágrafo é diretamente um complemento do outro.
Por exemplo: Do penúltimo parágrafo para o último, você terminou dizendo que os indivíduos sem condições sócio econômicas constroem favelas, e na próxima linha, diz que portanto,para que a violência não seja uma preocupação, é preciso garantir a educação. Observe que tais coisas não são diretamente uma consequência da outra, então não se pode usar uma conjunção conclusiva(portanto).

No primeiro parágrafo, não entendi bem o que significa fazer parte do "grupo dos 5". Seriam os BRICS? Seria recomendável explicitar quem eles são.
Você também falou que " violência , fruto do regime escravocrata e atenuada pela falta de inserção das minorias ". Atenuar significa reduzir, tornar menos evidente...e não seria exatamente o contrário que a falta de inserção faz em relação a violência?
Outra coisa é que a assinatura da lei áurea realmente daria mais mercado para a Inglaterra, porém isso não foi explicitado na época; deu a impressão que a Inglaterra disse: Ei, preciso de mercado, se virem aí para acabar com a escravidão" quando na verdade ela camuflava esse interesse, e dizia que era tudo pelo bem da humanidade (que bonzinhos eles eram! só que não..).

"número de índios bem como, o espaço destino ..." acredito que aí ficaria melhor destinado, ao invés de "destino".

Acho que seria legal explicitar qual a razão das manifestações dos indígenas - a reforma agrária e a demarcação de terras.

"Através da desintegração das regiões e a concentração..." como assim desintegração das regiões? o Brasil conseguiu manter sua unidade territorial, sempre, mesmo sendo subdesenvolvido. 

Bom, além disso, sei que seu enfoque foi para as causas históricas, mas acho que é importante explicitar que a violência não é apenas fruto da não inclusão dos negros, índios e nortistas/nordestinos. Há outras causas. É importante que o leitor não ache brechas na sua tese, e no momento me parece que ela foi o seguinte: A violência pode ser explicada pelo histórico do Brasileiro. Ok, pode, mas e a impunidade? E a corrupção? Etc.

Bom, o que eu vejo agora é isso. Espero que lhe seja útil! :)