Em uma casa, trabalhavam 3 empregadas domésticas com uma carga de 10 horas por dia, em 6 dias da semana. Para não manter vínculo empregatício, o patrão resolveu reduzir a carga horária de trabalho de cada empregada para 6 horas por dia, em 2 dias da semana. Como esse patrão queria manter a mesma quantidade de serviços domésticos prestados a ele, precisou contratar mais empregas, no mesmo sistema de 6 horas por dia, em 2 dias da semana. Considerando que todas as empregadas têm o mesmo ritmo de trabalho, foram contratadas mais:

2

Respostas

2014-01-11T12:32:15-02:00
Nao tenho mta certeza ...

Empregada 1- 6 dias -10 horas = 60 horas
Empregada 2-6 dias -10 horas = 60 horas
Empregada 3-6 dias -10 hras = 60
Como ele reduziu a carga horaria delas elas passaram a trabalhar apenas 12 hras logo 60 divido por 12 = 5 empregada contando com ela logo ele precisaria contratar mais 4 para substituir a primeira , mais 4 pra segunda e mais 4 pra terceira
Totalizando 12
1 5 1
A melhor resposta!
2014-01-11T12:50:53-02:00
Aumentando o número de empregadas, diminui o número de horas de trabalho, porém aumenta o número de dias.
Grandeza inversamente proporcional:

empregadas                 carga horária                 dias por semana
   ↑  3                             ↓   10                            ↑   6
       x                                   6                                 2

2 * 6x = 3 * 10 * 6
12x = 180
x = 180 
÷ 12
x = 15

Ele terá um total de 15 empregadas; como ele já tem 3, vai precisar contratar 12.
Resposta: 12 empregadas
1 5 1