Respostas

2014-01-14T08:15:14-02:00

a) função e posição.
b) posição e cadeia.
c) metameria e função.
d) tautometria e cadeia.
e) metameria e po
há erro na formulação dessa questão, pois a isômeria se divide em espacial e plana, e essas se dividem em todas essas outras: (Todos esses tipos podem existir no hidrocarboneto).

## Isomeria plana: verifica-se a diferença entre dois isômeros (compostos que sofrem isomeria) através do estudo de suas fórmulas estruturais planas. Esse tipo de isomeria divide-se em cinco.

• Isomeria de Posição: os isômeros possuem o mesmo tipo de cadeia e pertencem à mesma função, no entanto apresentam diferença na posição de um grupo funcional, de uma insturação ou de uma ramificação. 



• Isomeria de Cadeia (núcleo): os isômeros pertencem à mesma função, mas apresentam diferentes tipos de cadeia.

• Isomeria de Função: os isômeros pertencem a funções diferentes.

• Isomeria dinâmica (tautomeria): esse é um caso particular de isomeria dinâmica em solução.

• Isomeria de Compensação (metâmera): os isômeros pertencem à mesma função e apresentam diferença na posição de um heteroátomo.

## Isomeria Espacial: os isômeros possuem a mesma formula molecular estrutural plana e também a mesma fórmula molécular, tendo como fator de diferenciação apenas as fórmulas estruturais espaciais. Há dois tipos de isomeria espacial: geométrica (cis-trans ou Z-E) e óptica.

• Isomeria geométrica: ocorre quando dois heterogêneos, uma de cada carbono de eteno, são substituídos por dois átomos de cloro, formando-se duas estruturas diferentes com a mesma fórmula molecular e estrutural.

• Isomeria óptica: está associada ao comportamento das substâncias submetidas a um feixe de luz polarizada obtida quando a luz natural, não-polarizada, atravessa um polarizador.sição.