Respostas

2014-01-16T19:20:31-02:00
Toda a energia química necessária a maioria dos seres vivos, direta ou indiretamente, é advinda dos açucares produzido pelas plantas, através da fotossíntese, processo no qual os vegetais usam gás carbônico e água (CO2 e H2O)para produzir açucares a partir do CO2(a mais comum é a glicose) e Oxigênio (O2) a partir da molécula de água (H2O).

Nesse sentido, nós e todos os outros grupos de animais, assim como todos os heterótrofos, dependemos duplamente dos vegetais, já que os dois produtos da fotossíntese são essenciais a nossa sobrevivência:

Primeiramente, o açucar que buscamos começa a ser digerido já na boca por uma enzima chamada de amilase salivar (ptialina) e no estômago, se completa essa digestão, no intestino delgado ocorre a absorção onde o açucar é levado a corrente sanguínea que será distribuída para as células. Nas células, o açucar é oxidado na matriz mitocondrial, produzindo CO2, o produto desta oxidação leva a formação de prótons (H+) e elétrons (é) que vão servir de energia para a produção de ATP, forma de energia usada por todas as células do nosso corpo. 

Segundo: O outro produto da fotossíntese, (O2) que adquirimos através do pulmão (respiração pulmonar)é essencial lá dentro da mitocôndria, (respiração celular), pois é o oxigênio o responsável por receber os prótons (H+) e os elétrons (é)produzidos pelo açucar, sem essa acepção, não haveria retirada, e portanto, haveria o acúmulo dessas partículas. Então, quando o O2 recebe essas partículas ele se transforma em água-----> (O) (2H+) (2é) = H2O.

Observe que os produtos da respiração celular são antagônicos aqueles produzidos na fotossíntese. O gás carbônico (CO2) e a água (H2O)são justamente aqueles requeridos para a realização da fotossíntese.




 


 
QUALQUER DÚVIDA É SÓ COMENTAR.