Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-01-15T18:23:05-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Basta resolver por Bhaskara cada função como se fosse uma equação de segundo grau:

a) x^{2}-6x+9=0
\\\\
\Delta = b^{2}-4 \cdot a \cdot c
\\\\
\Delta = (-6)^{2}-4 \cdot (1) \cdot (9)
\\\\
\Delta = 36-36
\\\\
\Delta = 0
\\\\\\
x = \frac{-b \pm \sqrt{\Delta}}{2a}
\\\\
x = \frac{-(-6) \pm \sqrt{0}}{2 \cdot 1}
\\\\
x = \frac{6}{2} = \boxed{3}
\\\\
\boxed{\boxed{S = \{3\}}}


b) -x^{2}+x+6=0
\\\\
\Delta = b^{2}-4 \cdot a \cdot c
\\\\\
\Delta = (1)^{2}-4 \cdot (-1) \cdot 6
\\\\
\Delta = 1+24
\\\\
\Delta = 25
\\\\\\
x = \frac{-b \pm \sqrt{\Delta}}{2a}
\\\\
x = \frac{-1 \pm \sqrt{25}}{2 \cdot (-1)}
\\\\
x = \frac{-1 \pm 5}{-2}
\\\\\\
\rightarrow x' = \frac{-1 + 5}{-2} = \frac{4}{-2} = \boxed{-2}
\\\\
\rightarrow x'' = \frac{-1 - 5}{-2} = \frac{-6}{-2} = \boxed{3}
\\\\\\
\boxed{\boxed{S = \{-2,3\}}}

2 5 2
2014-01-15T18:29:38-02:00
Calcule a raiz ou raízes das funções abaixo?
a) f(x)= x² - 6x + 9
x² - 6x + 9 = 0
a = 1                  b = - 6              c = 9
Δ = b² - 4 . a . c
Δ = (- 6)² - 4 . 1 . 9
Δ = 36 - 36
Δ = 0       ⇒ (nesta caso, a função possui duas raízes reais e iguais)
x = - b ± √Δ
       ------------
         2 . a
x = - (- 6) ± √0
     ------------------
            2 . 1
x = 6 ± 0 
    -----------    
        2
x = 6 + 0 
         2
x = 6 ÷ 2
x = 3

Resposta: {3}
    

b) f(x)= - x² + x + 6
- x² + x + 6 = 0
a = - 1                 b = 1                        c = 6
Δ = 1² - 4 (- 1) . 6
Δ = 1 + 4 . 6
Δ = 1 + 24
Δ = 25
x = - 1 ± √25
     -----------------
         2 (- 1)
x = - 1 ± 5
      ----------
          - 2
x' = - 1 + 5 
          - 2
x' = 4 
÷ (- 2)
x' = - 2

x" = - 1 - 5 
          - 2
x" = - 6 ÷ (- 2)
x" = 3

Resposta: {- 2; 3}