Respostas

2014-01-16T10:03:04-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
As cruzadas aconteceram na Idade Média, entre 1096 e 1270 d.C.
Elas foram motivadas principalmente pelo excesso populacional da época. A população crescia intensamente devido a contenção de invasões bárbaras e também devido a avanços na agricultura, os quais aumentaram a produtividade da produção. 
Com esse contingente humano disponível, a Igreja achou que poderia usá-los tanto para ajudar a Igreja do Oriente, que ainda sofria com as invasões bárbaras, quanto para fortalecer a si própria, após a Querela das Investiduras e o Cisma do Oriente. De quebra, conteriam a tensão social devido ao número insuficiente de terras para acomodar toda a população, uma vez que grande parte da população não voltaria viva da guerra.
Os comerciantes da época viram isso como uma oportunidade para expandir seus negócios, e assim apoiaram tal empreendimento.
De fato, foi conseguido expulsar os bárbaros de várias localidades. Entretanto, com a reabertura do Mar Mediterrâneo, antes bloqueado por esses bárbaros, o comércio se fortaleceu e começou o Renascimento Comercial, seguido pelo Renascimento Urbano. Com isso,percebemos que economicamente, as cruzadas motivaram o início do capitalismo. Politicamente,enfraqueceu o poder da Igreja,já que com a necessidade de circulação de moedas e outras medidas pró-comércio, tornou-se necessário libertar-se da estrutura feudal de produção, da qual dependia a Igreja para manter seu poder.
É certo que ela continuou exercendo influência no mundo após tais acontecimentos, porém nunca mais de forma tão absoluta como acontecia no período feudal.