Respostas

A melhor resposta!
2014-01-16T13:30:17-02:00
Se aumentar o números de pedreiros, não há necessidade de trabalhar muitas horas por dia. 
(Razão inversamente proporcional.)
Diminuindo as horas trabalhadas, aumenta-se os dias de trabalho.
(razão inversamente proporcional)

pedreiros                       horas (por dia)                     dias
↑    50                               ↓  6                               ↑  10
      30                                   8                                    x

8x . 30 = 50 . 6 . 10
240x = 3000
12,5 

Resposta: 12 dias e meio.
2 5 2
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
2014-01-16T13:49:12-02:00
50 pedreiros trabalhando 6 horas por dia terminam uma muralha em 10 dias. Quantos dias levariam 30 pedreiros trabalhando 8 horas por dia?

Pedreiros ===== Horas ===== Dias
   50============6=========10
   30============8========= x

30·8·x= 50·6·10
240x= 3000
x= 3000/240
x= 12,5

Levariam 12 dias e meio para terminarem a muralha .