01...QUAL A RELAÇÃO ENTRE A REFORMA PROTESTANTE E AS IGREJAS E EVANGÉLICAS ATUAIS ?

1
mas pra isso é necessário voltarmos no tempo..(risos) pois a reforma protestante foi um movimento religioso que aconteceu durante a idade média e enfatizava a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seus ensinamentos.como exemplo, a venda de indulgencias(qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados,de acordo com a igreja católica), que por sua vez, foi uma dos principais motivos pelos quais um dos mais conhecidos protestante(Martinho Lutero) deflagrou a mesma..
enfim,depois de vários acontecimentos a chamada igreja protestante passa a ser reconhecida e surgem outras igrejas onde se encaixa a 'igreja evangélica' ..
No caso os católicos diziam que para entrar no céu tinha que ser pago um tributo, eles diziam que pagando eles iam ter a sua salvação. Aí Lutero ensina que a salvação não se consegue apenas com boas ações. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana por ensinar que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo.
exatamente...tanto que houve algumas mudanças na igreja protestante..relacionado a católica pois Lutero descordava de alguns 'mandamentos' que a igreja propunha..!
Sim. Por esse motivo que a igreja os sacerdotes não concordavam com ele, porque ele estava certo sendo assim ele ia trazer muitas mudanças, assim prejudicando os sacerdotes.

Respostas

2014-01-17T08:56:40-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
No começo do cristianismo, a Igreja era uma só (aquela, que foi fundada por alguns dos 12 discípulos de Cristo).
Com o tempo, a sede por dinheiro e poder foi afastando muitos dos mais altos líderes da Igreja de seu propósito inicial. Prova disso é a venda de indulgências, adoração a imagens, etc, coisas que nunca foram defendidas por Jesus.
Então, começaram a surgir movimentos que desejavam a volta do cristianismo puro e simples, o qual o objetivo fosse agradar a Deus e não aos homens. Esse movimento deu origem ao protestantismo (=aqueles que protestam) dentre os quais um líder de destaque é Martinho Lutero. Esses protestantes fundaram novas igrejas,e separaram-se da original, a qual passou a ser conhecida como Igreja Católica.
As igrejas evangélicas(=aquelas que seguem o evangelho) são diretamente relacionadas a esse protestantismo, à medida que seu código de conduta é a Bíblia, e apenas ela. Obs: Estou falando das sérias, claro, não das palhaçadas que se tornam famosas por aí.

1 5 1