Uma pessoa viajará para o exterior e levará dois mil dólares para suas despesas. No dia em que comprou essa quantia no banco, a cotação do dólar era de R$ 2,10.
Além de pagar pela compra de dólares, também pagou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que corresponde a 0,38% do valor pago pela compra.
Assim sendo, para efetuar o total da compra, essa pessoa gastou:

(A)R$ 3.043,48
(B)R$ 3.546,54
(C)R$ 4.035,42
(D)R$ 4.215,96
(E)R$ 4796,00

Não quero "a resposta", e sim uma explicação para mim entender "a questão"

GRATA ANTECIPADAMENTE!

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-17T19:33:41-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Primeiramente vamos calcular o valor dos dólares, sem o imposto:

2.000 x 2,1 = R$ 4.200,00

Agora vamos calcular o imposto:

0,38% de 4.200 = (0,38 x 4.200) / 100 = R$ 15,96

Logo o custo total da transação foi de :

R$ 4.200,00 + R$ 15,96 =  R$ 4215,96
4 5 4
olha só, nem acredito nisso, eu estava errado a conta de multiplicação a primeira e tava dando o resultado errado, Obrigado por responder tenha uma Boa Noite!
Isso acontece... :-)
2014-01-17T22:10:08-02:00
Olá Daiane,

        1   dolar                             2,10reais
   2000dolares-----------------------------x
           
               x=2,10.2000
               x=4200reais

   Valor pago de imposto

4200---------------------100%
 y------------------------------0,38%
      y=4200.0,38:100
      y=15,96


 Somando o valor gasto na troca de dólares,com o imposto temos:


4200r$+ 15,96r$=R$4215,96


  Resposta: LETRA D=R$4215,96
2 5 2