Sobre "o mito da caverna"

os seres vivos que falam no texto são como nos?? vêem apenas suas proprias sombras ou as dos outros, que o fogo projeta na parede que fica á frente?

1
Olha depende do ponto de vista do filosofo, pois la no mito da caverna eles não fala eles soutam ruídos, que são apenas interpretados por eles que lá vivem. mas não beija de ser um outro tipo de linguajem. Pois com isto podemos disser que ção como nos sim. Ao vem a sombra em movimento que são marionetes que la se movimenta e são projetada no fundo da caverna. Pois o foco e o mundo real e a sombra o mundo sensível.

Respostas

2014-01-18T18:21:12-02:00
Isso varia muito do ponto de vista.. Alguns consideram sim os prisioneiro como nós mesmos; essa situação pode ocorrer quando nos deparamos com um mundo novo, algo desconhecido. O mito da caverna representa a vida das pessoas que vivem acreditando sempre em uma coisa (no caso, nas trevas e sombras projetadas), fala sobre como essas pessoas acreditam naquilo que vêem e vivem, fala também sobre como elas reagem quando um dos seus descobre algo novo e totalmente desconhecido. Podemos pegar esse mito como algo para refletirmos sobre nós mesmos; porque estaríamos aprisionados? O que nos aprisiona? A realidade com a qual estamos acostumados é realmente a única e a melhor para nós? Então esse mito nos leva sim a fazer uma reflexão sobre nós mesmos e alguns detalhes do nosso cotidiano!

Espero ter ajudado!