Respostas

A melhor resposta!
2014-01-18T09:05:35-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Elaine,

Sua questão é bastante interessante, pois podemos nos perguntar se os países ricos e desenvolvidos têm interesse no desenvolvimento dos subdesenvolvidos. Nesse sentido, lembro do relatório da espionagem americana sobre o Brasil intitulado "Brasil: amigo, inimigo, ou problema".

Obviamente, a culpa do subdesenvolvimento não é exclusiva dos países não -desenvolvidos. Conforme demonstram os dados de aumento das exportações e desenvolvimento de indústrias nacionais, o período da primeira e da segunda guerra mundial, com os países de primeiro mundo envolvidos não pudessem se voltar para a produção agropecuário e para a fabricação de produtos industrializados em razão dos esforços de guerra, possibilitou um contexto comercial no qual se enfraqueceu a concorrência, gerando as condições para o aumento da industrialização e das exportações nos países subdesenvolvidos, particularmente a América Latina. Por exemplo, houve um crescimento anual de 9,8% das exportações chilenas entre 1915 e 1919, seguido por um aumento de apenas 0.6% entre 1920 e 1924. 

Desse modo, um contexto internacional favorável foi importante até mesmo para que os tigres asiáticos (Taiwan, Coreia do Sul, Singapura e Hong Kong) se desenvolvessem, auxiliados pelos vários incentivos americanos, preocupados em combater a ampliação do comunismos chinês e da Ex-União Soviética.

Obviamente, também é necessários que os países subdesenvolvidos promoverem uma série de melhorias internas, como:

1) Pouca mão-de-obra qualificada, resultando em muitas vagas sem pessoas habilitadas que as ocupem, aumentando os salários a serem pagos para mantê-las no emprego, custo esse que é repassado aos clientes e à população em geral;

Causa: nos países subdesenvolvidos há graves problemas escolares, resultando em altos índices de analfabetismo funcional e computacional, causando um menor número de anos de estudo. Por exemplo, a média de anos de estudo para o brasileiro médio é de 9 anos enquanto na Coreia do Sul é de 18 anos. 

2) Graves problemas de infraestrutura (rodovias, aeroportos, rodoviárias, dentre outros), resultando em um alto custo de transportes e dificuldade de movimentação de mercadorias e pessoas.

Causa: falta de interesse político, pouco recursos para a grande quantidade de desenvolvimento;

3) Corrupção: essa é uma das razões pelas quais não adianta muito enviar dinheiro para socorrer as crianças morrendo de fome na África, doando dinheiro aos governos desses países. Os políticos corruptos desviam esse dinheiro e colocam-no em paraísos fiscais, como a Suíça. Obras faraônicas como a rodovia Transamazônica, dentre outras, nas quais os recursos foram desviados para os bolsos de políticos e construtoras.

Causa: falta de amadurecimento das instituições de controle e fiscalização, pouco espaço para o controle social, apatia social frente aos abusos cometidos, cultura de favoritismos e da "esperteza", dentre outros;

4) Alta participação de  "commodities" (matérias-primas como ferro, produtos agropecuários, dentre outros com pouco valor agregado) na balança comercial. Quanto a isso, permita-me comentar o seguinte:

É preciso analisar também que o sistema capitalista, que predomina no mundo, trabalha com a lei da oferta e da procura. Se há muita oferta e / ou pouca procura, o preço tenderá a ser baixo. De modo, os salários obedecem um sistema parecido: se posso encontrar alguém com facilidade para realizar a função, o salário será baixo. Essa é uma das razões pelas quais o pagamento de trabalhos ditos "braçais", como ASG e outros, tende a ser baixo.

De modo semelhante, o preço do ferro e metais puros é baixo, enquanto o mesmo material, na forma de produtos industrializados (rádios, computadores e outros) tem um valor bem mais alto.

Assim, a venda de matérias-primas (oriundas da agropecuária e da mineração, por exemplo) está associada ao subemprego e a baixos salários, bem como uma dependência tecnológica de outros países. Isso ocorre por ser mais fácil fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas em fábricas (em razão de todos os trabalhadores estarem em um único lugar)  do que os espalhados por áreas amplas, como no caso  da agropecuária ou dos seringueiros espalhados pela Amazônia.

Portanto, para que os países subdesenvolvidos melhorem suas condições, são importantes intervenções prolongadas e constantes na educação, na pesquisa, na infraestrutura, no combate à corrupção, dentre outros fatores internos, bem como um cenário comercial internacional favorável.
3 5 3
2014-01-18T12:27:21-02:00
Comprometimento principalmente,  do Governo Federal  para com o Povo !
--E o Povo Com os seus direitos; respeitando o próximo.
--Investimento em diversas áreas como EDUCAÇÃO ,  SAÚDE , ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL e etc.
--MOBILIDADE POR PARTE DOS CIDADÃOS SERIA ELEMENTAR E FUNDAMENTAL!