Uma pessoa estica vagarosamente uma mola de constante elastica k=200n/m,cujo comprimento inicial(sem deformaçao) e de 30cm,ate que seu comprimento final seja de 60cm.
a)a medida que a mola vai sendo deformada,a força que ela exerce sobre a pessoa aumenta, diminui ou permanece constante?
b)expresse, em metros, a deformaçao final,x,sofrida pela mola.
c)calcule a energia potencial elastica armazenada na mola.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-18T11:42:06-02:00
Resposta

A
Aumenta

B

Deformação da mola 60-30 = 30cm = 0,3m

C

Epel = k*x²/2
Epel = 200*0,3²/2
Epel = 200*0,09/2
Epel = 18/2
Epel = 9J
1 5 1
a resposta da letra A está incompleta
Mas és uma questão de logica se vc aplica uma força sobre um corpo ele tambem aplica uma força sobre vc, ação e reação.
claro , porém , alguns professores ( não sei se é o caso do professor da aluna que está pedindo ajuda com a questão ) não aceitam respostas assim , muitas vezes querem elas mais desenvolvidas , e aqui no brainly devemos responder de acordo com o que o aluno precisa
2014-01-18T11:42:39-02:00
A ) De acordo com a lei de Hooke (Fel . = k . x ) quando a mola vai se deformando , mais força elástica vai ser acumulada, então , maior  vai ser a força que está atuando sobre a pessoa

b ) primeiro vamos achar a deformação em cm e depois transformar em metros 

x = 60 cm - 30 cm
x = 30 cm

30 cm = 0,3 m 

c ) basta calcular a energia potencial elastica 

Epe = k . x²
             2

Epe = 200 . 0,3 ²
               2

Epe = 200 . 0,09
                2

Epe = 18
           2

Epe = 9 J
1 5 1