Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os conceitos aos respectivos termos.

I - Genoma
II - Crossing-over
III - Fenótipo
IV - Alelo
V - Gene

( ) troca de fragmentos de cromossomos homólogos na primeira divisão da meiose.
( ) conjunto de genes organizados nos cromossomos.
( ) segmento do DNA capaz de transcrever uma molécula de RNA.
( ) atuam sobre a mesma característica, mas não são obrigatoriamente iguais.
( ) conjunto de características detectáveis de um indivíduo.

A seqüência correta é:
a) II, I, V, IV e III
b) III, II, I, V e IV
c) II, I, III, V e IV
d) IV, II, I, III e V
e) I, II, V, IV e III

Resposta (A) - quero a explicaçao !!


2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-01-18T13:21:35-02:00
Sobre a explicação da resposta? Bem, crossing-over é o período na meiose (momento quando ocorre a criação dos gametas) em que há ''a mistura'' de uma parte dos cromossomos vindo do pai com os cromossomos vindo da mãe. Durante esse momento, se cria um novo cromossomo e suas características.
Simples, genoma é o nome dado ao conjunto de genes diferentes de um indivíduo.
 Alelos são genes que ocupam o mesmo lugar nos cromossomos, sendo que eles trabalham para 'fazer' uma determinada característica do indivíduo juntos, mas não necessariamente eles precisam ser iguais. Exemplos, os cromossomos de um homem XY e os cromossomos femininos XX.
Fenótipo é o conjunto de características que não são herdadas dos pais. Elas surgem na 'adaptação' ao ambiente. Exemplo, um bebê nasce branco e ao longo do tempo e em muito contato com o sol, a cor dele muda para parda. Diferente de genótipo, que são características herdadas, como a cor dos olhos, que nunca vão mudar ou a cor do seu cabelo. É claro, se você  pintar-lo será uma particularidade.  
1 5 1
2014-01-18T13:51:51-02:00
Crossing-over: os cromossomos se unem em alguns pontos, chamados de quiasmas, onde quebra e troca de material genético, formando um novo cromossomo, com combinação diferentes do da mãe e do pai;

Genoma: é todos os genes de um indivíduo, é a sua bagagem enética;

Gene: é a porção que contém a receita necessária para produzir uma determinada proteína. No DNA de um indivíduo, nem toda porção codifica para proteína, sendo portanto, descontínuo.

Alelo: é a porção de cromossomo que codifica uma proteína, é a mesma coisa que Gene. Cada indivíduo carrega duas cópias do mesmo gene (uma cópia do pai e a outra, da mãe), porisso, alelo. Um alelo pode ter caraterísticas diferentes ou iguais;

Fenótipo: é aquilo que a gente ver num indivíduo, ou seja, a soma do que os genes produz, mais as pressões exercidas pelo meio ambiente. Um exemplo, dois indivíduos tem a mesma deficiência para a produção de muco ( que protege o estômago), um deles é saudável por toda a vida em função de seus hábitos alimentares, enquanto, o outro, morre de câncer de estômago, em decorrência de complicações causadas por alcoolismo e outros hábitos alimentares irregulares.






1 3 1