Respostas

2014-01-19T17:57:39-02:00
C + J = 60 
C= 7J/5

Então, temos que substituir na primeira igualdade a idade de Carlos (C) por 7J/5.

7J/5 + J = 60
Subtraindo membro a membro por M:
7J/5 = (60 - J)
Multiplicando membro a membro por 5, no primeiro membro podemos simplificar e no segundo aplicar a distribuitiva:

7J = 300 - 5J
12J=300
J=25
C=35


Carlos tem 35 anos e João 25
A melhor resposta!
2014-01-19T23:33:59-02:00
Com tais informações, podemos montar um sistema de duas equações, onde:

x= idade de Carlos
y= idade de João

Seja:
{x+y=60
{x= 7y
     5

x+y=60
7y +y=60
 5
12y=300
y= 300
      12
y= 25

Conhecendo o valor de y (25) substitua-o em qq uma das duas equações deste sistema para descobrir agora o valor de x:

x+y=60
x+25=60
x=60-25
x= 35

Portanto, a idade de João, que chamamos aqui de ''y'', é 25 anos.
1 5 1