Respostas

2014-01-20T10:50:24-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sócrates, através de seu sistema de filosofia, questionava a realidade e os conceitos da sociedade na qual ele vivia. Uma das atividades dos intelectuais da época era ir à ágora e realizar discussões para decidir quem conseguia vencer o debate, cada um defendendo uma posição diferente.

Sócrates, ao contrário do ideal filosófico grego, de beleza, de juventude, era feio e velho. Ele chegava na ágora e dizia: eu não sei de nada. Se você sabe de alguma coisa, explique-me?

- Claro, respondia o outro. Vamos falar sobre o amor.
Sócrates: O que é o amor?
Desafiante: O amor é querer o bem para as pessoas que amamos.
Sócrates: Você considera seu dinheiro e sua casa coisas boas?
Desafiante: Sim. 
Sócrates: Então você os entrega às pessoas que ama?
Desafiante: Não.
Sócrates: Não consigo entender, então, seu posicionamento sobre o amor.

Desse modo, Sócrates desconstruiu o paradigma da época, questionando sobre os deuses, sobre o poder, dentre outros aspectos. Os jovens, vendo o sucesso que Sócrates obtinha na ágora e sua sabedoria, passaram a assistir suas aulas e a acompanhá-lo, tornando-se bastante questionadores. Os demais filósofos e professores ficaram com inveja de sua capacidade em obter alunos, mesmo sabendo que ele ensinava de graça sua ideias.

Isso também causou desconforto entre as pessoas da elite da sociedade de Atenas, de maneira que foi acusado de corromper a juventude e negligenciar a adoração dos deuses cultuados na cidade.

A possibilidade de se livrar da cadeia ocorreu em dois momentos:

1) Durante o julgamento, caso ele renunciasse às suas ideias, o que ele não fez;

2) Se ele houvesse fugido da prisão, conforme planejaram seus discípulos, mas o filósofo argumentou que era uma decisão de um tribunal legítimo de Atenas, bem como se ele fugisse seria como confirmar que era culpado de tudo o que o acusavam. Desse modo, morreu ao beber cicuta, planta venenosa usada para matá-lo.
1 5 1