Alguém poderia me ajudar a fazer uma Redação em Carta Argumentativa a um amigo??Bom,esta carta eh uma proposta de redação de um vestibular no qual irei participar nesta quarta.Gostaria que alguém me ajudasse com alguma ideia ou exemplo...etc.Obrigada!

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-20T06:46:26-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A carta argumentativa é um gênero em tudo parecido com qualquer texto argumentativo, exceto que estará sendo direcionada para, em geral, um único destinatário.
Como o próprio nome diz, trata-se de um texto por meio do qual o emissor tenta argumentar com o destinatário e convencê-lo a fazer ou a aceitar alguma coisa.
Para tanto deve ser utilizada uma linguagem direta, não muto rebuscada, porém relativamente formal. A introdução e o encerramento devem ser breves porém completos e o meio deve conter o texto que apresenta os argumentos que devem convencer o destinatário.

Vou tentar um exemplo:

São Paulo, 20 de janeiro de 2014
Senhor Reitor,

Saudações acadêmicas,

Tomei conhecimento do resultado de minha avaliação e sinceramente fiquei muito decepcionado, pois lamentavelmente cometi algumas pequenas falhas com o que minha nota ficou empatada com diversos outros candidatos.
A listagem com os resultados publicados me colocam abaixo da linha de acesso a esta Universidade, porém quero garantir que muitas das perguntas que não respondi adequadamente durante a prova, eram e são de meu conhecimento. Além disso esta instituição fica muito próximo de minha residência e mesmo que eu consiga uma vaga em outra Universidade não estarei tão atendido quanto eu mereceria.
Um outro ponto importante é que meus irmãos mais velhos foram alunos desta instituição e obtiveram grande sucesso em suas carreiras profissionais, graças a excelência desta instituição de ensino superior. Portanto isto agrega um valor sentimental ao meu desejo de ingressar preferencialmente nesta Universidade.
Assim espero que o senhor possa compreender toda a situação atendendo este meu pedido, já que meu resultado, embora modesto, é igual a alguns outros candidatos aprovados que tiveram o mesmo desempenho,

Atenciosamente,

Fulano de Tal

1 5 1
2014-01-20T11:09:38-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Rafa, 

Uma carta argumentativa é aquela na qual há argumentação, a defesa de um posicionamento através de argumentos.

Vamos a um exemplo:

Natal,  20 de janeiro de 2014.

Caro amigo Alex,

Espero que esse ano seja um excelente período na sua vida e no de sua família.

Recordo com carinho a última vez em que estivemos reunidos, junto com nossos ex-colegas de escola, do tempo da adolescência, lá no Parque das Dunas.

Nesse sentido, você lembra daquelas folhas diferentes que encontramos na árvore próxima ao lago artificial? Eu disse que pareciam pertencer a uma outra espécie de planta, mas você, ao observar o galho no qual elas se encontravam, percebeu que elas não apenas estavam na árvore, mas se alimentava da seiva dela.

Você me disse que isso se devia ao fato das diferenças entre as folhas encontradas e as da árvore na qual elas estavam era em razão das primeiras serem a 
inflorescência, inclusive por aquelas folhas apresentarem flores.

Eu duvidei disso em razão da grande disparidade morfológica entre as duas. Pelo que observei, saíam da parte com folhas diferentes raízes que penetravam no galho da árvore, de modo que afirmei, embora nunca houvesse estudado sobre isso, tratar-se de uma planta parasita.

Depois desse dia, pesquisei e descobri muitas semelhança dessa planta com a erva-de-passarinho, um parasita vegetal. Retornei ao local e verifiquei que as sementes da parte da árvore com folhas diferentes liberava sementes que se "grudavam" nas pedras e na própria cerca próxima, conforme seria de se esperar de um parasita.

Além disso, encontrei essas partes com folhas diferentes em distintas espécies de árvores, o que quase elimina a possibilidade de que se trata da Inflorescência.

Portanto, caro amigo Alex, concluo que o Parque das Dunas apresenta várias árvores infestadas de erva-de-passarinho ou algum outro parasita vegetal bastante parecido.

Apesar de não sermos especialistas no assunto, foi muito legal debater esse mistério contigo. 

Lembranças para todos por aí.

Felicidades, tudo de bom, e sucesso!

São votos de seu amigo,

Rodrigo Tavares
2 5 2