Duas cargas puntiformes de -4uC e -5uC estão fixas no ponto A e B, localizados no vacuo, conforme indica a figura . Sabendo que AC=10cm e CB 20cm, determine a intensidade do vetor campo eletrico no ponto C.

2
não sei resp e nao tem alternativa :/
vai fazer Leo? só usar E = Kq/d²
E1 - E2 depois tira a diferença !
Comentário foi eliminado
rsrsrs

Respostas

2014-01-20T16:27:44-02:00
Como o ponto c se encontra no meio entre as cargas A e B, e a distancia da carga B é maior do q a distancia da carga A, a solução fica:
E=K.Q/d²
E(A)=36.10 elevador a 5
E(B)=11,25 . 10 elevado a 5
como os vetores estão em sentidos opostos, eles serão subtraídos, dando o vetor resultante na direção horizontal sentindo C para A, valendo 36.10 elevado a 5 - 11,25 . 10 elevado a 5 = 24,75.10 elevado a 5 
2 5 2
A melhor resposta!
2014-01-20T16:43:39-02:00
E1 = K . q /d²

K = 9.10⁹
d = 10 cm = 0,1 m
q = 4uC = 4.10⁻⁶C

E1 =
9.10⁹ . |4.10⁻⁶ |/ (0,1)² ~> 36 .10³ / 1.10⁻² = 36 .10⁵


E2 =9.10⁶ . |5.10⁻⁶| / (0,2)² ~> 45.10³ / 4.10⁻² ~> 11,25 .10⁵


E = 36 .10⁵ - 11,25 .10⁵ = 24,75 .10⁵ ~> 2,475.10⁶ N/C




5 3 5