De que maneira a colonizaçao contribuiu para a situaçao de extrema pobreza e fome das populaçoes africanas?qual alternativa esta correta?
a)explorando as riquezas,num modelo totalmente voltado para interesses externos em detrimento do desenvolvimento local
b)os europeus aumentaram a produçao de alimentos naquele territorio
c)por se tratar de uma colonizaçao de povoamento,o aumento da pobreza era uma coisa certa.
d)a falta de infraestrutura que já se encontrava no continente,piorou com as epidemias,mas os europeus levaram para a Africa a civilizaçao,assistencia médica,educaçao e saneamento basico,em troca das riquezas locais.

2

Respostas

2014-01-20T20:20:51-02:00
a)explorando as riquezas,num modelo totalmente voltado para interesses externos em detrimento do desenvolvimento local,é a resposta certa...
2 4 2
2014-01-20T20:41:25-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Vivianne,

Analisemos, detidamente, as alternativas:

a)explorando as riquezas,num modelo totalmente voltado para interesses externos em detrimento do desenvolvimento local. [Alternativa correta, haja vista que o sistema de plantação nativa foi substituída pelos plantios em grandes áreas visando a exportação. Com isso a produção agropecuária destinada ao consumo interno foi prejudicada, tornando a África uma das regiões nas quais os alimentos são pouco produzidos e apresentam alto preço].

b)os europeus aumentaram a produção de alimentos naquele território. [Alternativa errada, mas há um pouco de verdade, haja vista que foram os europeus que introduziram diversas culturas que hoje fazem parte da alimentação básica de vários países africanos, tais como o amendoim (originário da América do Sul), o caju (originário da América do Sul), a goiaba (originária da América do Sul), a manga (originário da Índia e regiões). a macaxeira ou mandioca (originário da América do Sul), o milho (originário da América do Sul), dentre tantas outras espécies. Essas espécies são bem mais produtivas que as espécies nativas cultivadas anteriormente pelos Africanos.

c) por se tratar de uma colonização de povoamento,o aumento da pobreza era uma coisa certa. [Alternativa errada, haja vista que não há uma relação clara entre colonização de povoamento e pobreza, pois partes dos Estados Unidos e Canadá foram colonizados / invadidos dessa maneira].

d) a falta de infraestrutura que já se encontrava no continente, piorou com as epidemias, mas os europeus levaram para África 
a civilização, assistência médica, educação e saneamento básico,em troca das riquezas locais.  [Alternativa errada, pois os europeus melhoraram a infraestrutura do continente e destruíram as organizações locais, com o genocídio de vários povos e tribos].


1 5 1