Numa pesquisa sobre a preferencia entre 2 produtos, foram entrevistadas 320 pessoas e chegou-se ao seguinte resultado: 210 preferiram o produto A, 190 preferiram o produto B e 45 nenhum dos dois. Portanto o total de entrevistados que preferiram somente um dos produtos foi de :

a)150

b)125

c)35

d)85

2

Respostas

2014-01-22T01:24:15-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá,
 210,pessoas que preferem produto  A
 190: pessoas que preferem produto B,  45 NÃO PREFEREM NEM A nem B, PORÉM HÁ ALGUNS QUE PREFEREM O A E O B,ACRESCENTANDOAS PESSOAS QUE PREFEREM A, COM AS QUE PREFEREM B; E SUBTRAINDO AS   45 QUE NÃO PREFEREM AMBAS (A e B) , FORMAMOS  O TOTAL DE PESSOAS ENTREVISTADAS:

210+190-x=320-45
400-320+45=X
 X=125 pessoas que preferem apenas um )
  320- 45= 275(preferem   o A  e ou B)

275-125=150
 Resposta: 150 pessoas que preferem apenas 1 produto


2 4 2
Não existe essa opção, apenas a, b, c ou d.
Sua resposta está correta,é 150 entrevistados.
Comentário foi eliminado
A melhor resposta!
2014-01-22T15:10:02-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada, 

Vamos analisar as informações:

Numa pesquisa sobre a preferencia entre 2 produtos, foram entrevistadas 320 pessoas e chegou-se ao seguinte resultado: 210 preferiram o produto A, 190 preferiram o produto B e 45 nenhum dos dois. Portanto o total de entrevistados que preferiram somente um dos produtos foi de : 

Isso quer dizer que a quantidade de pessoas que prefere A + a quantidade de pessoas que prefere B + A quantidade de pessoas que não prefere nenhum dos dois é igual a 320.

Veja o diagrama em anexo e perceba que a quantidade de pessoas que prefere os dois não está separada das pessoas que preferem apenas A ou B, de modo que podemos expressar isso, matematicamente, assim:

A quantidade de pessoas que prefere A (210) + a quantidade de pessoas que prefere B (190) - a quantidade de pessoas que prefere os dois (x) é igual a quantidade total (320) menos a quantidade de pessoas que não prefere nenhum (45).

Montando a equação, teremos:

210+190-x=320-45

400 -x=275

400-275=x

x=125.

Esse "x" representa a quantidade de pessoas que prefere os dois produtos. 

Para encontrar a quantidade de pessoas que prefere somente um dos produtos, basta diminuir a quantidade de pessoas que prefere (275) dos que preferiram os dois produtos (125).

Logo, a quantidade de pessoas que preferiram apenas um dos produtos é igual a 275 - 125, ou seja, 150 pessoas preferiram apenas um dos produtos (meio estranha essa noção de preferir dois, pois se eu prefiro, eu escolho um em detrimento do outros).

Portanto, a alternativa correta é a letra A) 150.
4 5 4
Vou tentar organizar as ideias para que fique mais claro. :-D
O gabarito diz que é a letra B.
Seu gabarito está errado ou a questão está errada. ;-D
Ok,obrigado.
Por nada. Bons estudos!