Nove cubos de gelo, cada um com aresta igual a 3cm, derretem dentro de um copo cilindrico, inicialmente vazio com raio da base tambem igual a 3cm. Após o gelo derreter completamente, a altura do nivel da água no copo será de aproximadamente?

2
Obrigado por ter escolhido como a melhor resposta !. :)
denada

Respostas

2014-01-21T23:47:20-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Volume do gelo:   Vg = 9 x 3³ = 9 x 27 = 243 cm³

Volume do cilindro:

Vc = Ab . h       Ab = π.r² ---> Ab = 3,14 x 9 = 28,26 cm²

Substituindo:

243 = 28,26 . h
h = 243 ÷ 28,26
h = 8,59 cm

5 4 5
A melhor resposta!
2014-01-21T23:52:35-02:00
Bom,fazemos assim ...
Vamos descobrir primeiro o volume de um cubo de gelo.
Ve = volume de um cubo de gelo
l = 3 cm
Ve = l³
Ve = 3³ cm³
O volume total dos 9 cubos de gelo são 
Vt = 9Ve = 9*3³ = 3²*3³ = 3^5
Vt = 3^5 cm³
Agora precisamos calcular o volume do cilindro para igualar com o volume total dos cubos de gelo.
Vc = volume do copo cilíndrico
Vc = π.r².h
Vc = 3²π.h (Adotando o valor de π para 3)
Vc = 3³.h cm³
Igualando : 
Vc = Vt
3³.h = 3^5
h = 3² = 9cm
h = 9 cm
Até mais !
Se tiver dúvidas coloque nos comentários que eu respondo. :)
10 3 10