Respostas

A melhor resposta!
2014-01-22T12:28:09-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Soma dos quadrados:
x²+y²=52
4²+6²=52
16+36=52
52=52 (confere!)

x= 4
y=6

Razão:
2
6    3
1 5 1
2014-01-22T13:49:20-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Morena,

Vamos transformar as informações do enunciado em equações matemáticas:

1)  a soma dos quadrados é 52, ou seja, x²+y²=52

2) razão é 2/3, ou seja x= 2
                                         y   3

Assim, o sistema é:

x²+y²=52

x2
y   3

Desenvolvo a segunda equação multiplicando os extremos:

2y=3x

y=3x
     2

Substituo na primeira equação e teremos:

x²+(3x)²=52
       2

x²+9x²=52
       4                    (O m.m.c será igual a quatro)


4x²+9x²=52*4
4       4     4              ( Cancela-se o denominador comum)

4x²+9x²=208

13x²=208

x²=208
     13

x²=16

x=√16

x=4

Se x=4 e y=3x, substituindo x por 4 na segunda equação, teremos
                      2

y=3*4
     2

y=12
     2

y=6

Façamos a prova real para termos certeza:

 x²+y²=52 Substituindo pelos valores encontrados, teremos:

4² + 6²=52

16+36=52

52=52 (Verdadeiro)

Na segunda equação:

4= 2
6   3 (Simplificando 4 e 6 por dois)

2= 2
3   3  (Verdadeiro).

Portanto, a solução do sistema é {x=4; y=6}.
1 5 1
Adorei sua explicação,muito obrigado
Por nada. Bons estudos!
Obrigado e para você também