a) Por que a população brasileira, durante todo o período colonial e até mesmo nos dias de hoje, se concentra basicamente nas áreas litorâneas?
b) No seu entendimento, essa concentração acarreta algum tipo de problema para o país? Justifique sua resposta e exemplifique.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-22T18:37:57-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
a) Por que a população brasileira, durante todo o período colonial e até mesmo nos dias de hoje, se concentra basicamente nas áreas litorâneas?
-Pois o litoral era mais próximo da metrópole, o que facilitava o comércio.

b) No seu entendimento, essa concentração acarreta algum tipo de problema para o país?
- Sim, pois tem muita infraestrutura no litoral, devido ter sido construído há muito mais tempo.
12 4 12
2014-01-22T19:23:33-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Hoje em dia a distribuição da população não está totalmente concentrada na região litorânea. Há muita interiorização e existem grandes cidades no interior.
No entanto desde o descobrimento a população brasileira teve a tendência de se concentrar na  faixa litorânea pois entrar para o interior sempre foi muto difícil, inicialmente pela presença do obstáculo natural como montanhas, matas, etc.
A ação das Bandeiras auxiliou a abrir rotas para o interior mas a ocupação do território sempre foi mais difícil.

Todo tipo de concentração de populações acarreta graves problemas de infra estrutura, problemas sociais, trabalho, etc. A interiorização do desenvolvimento deveria ser mais incentivado pelas autoridades.

Espero ter colaborado
2 3 2