O heredograma a seguir,os simbolos em preto representam individuos
afetados pela polidactilia e os simbolos em branco,individuos
normais.Conclui-se, desse heredograma,que,em relação á polidactilia..


a) os indivíduos afetados sempre são homozigotos.
b) os indivíduos normais sempre são heterozigotos.
c) os indivíduos heterozigotos são apenas de um dos dois sexos.
d) pais normais originam indivíduos homozigotos recessivos.
e) pais normais originam indivíduos heterozigotos.

RESPOSTA D = QUERO EXPLICAÇAO

2

Respostas

2014-01-22T20:17:51-02:00
A polidactilia é determinada por um gene (alelo)dominante, no entanto, nem todos os heterozigotos, apresentam dedos a mais, vai depender da penetrância ou da expressividade deste gene. Podemos ter pais heterozigotos normais ou afetados, que gerem filhos heterozigotos normais, heterozigotos afetados, ou homozigotos recessivos, e portanto, sem nenhuma possibilidade de expressão para tal característica. 

Então, como se trata de uma característica que envolve a intensidade de expressão de um alelo dominante, podemos ter indivíduos com apenas rudimento em uma das mãos, ou como podemos ter indivíduos com mais dedos nas mãos e nos pés. 
5 5 5
A melhor resposta!
2014-01-23T13:08:10-02:00
Podemos observar se tratar de uma doença dominante pois um casal doente teve filho normal. Assim sendo,o indivíduo recessivo é o indivíduo saudável, e por ser uma doença dominante,pais normais só podem ser homozigotos,e o cruzamento de um casal homozigoto normal só pode resultar filhos homozigotos normais. 
9 4 9