Respostas

A melhor resposta!
2014-01-24T23:55:38-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado Erickson,

Dentre as chamadas pré-condições da revolução industrial inglesa aquela que se relaciona mais diretamente com a questão da liberação da mão de obra é o êxodo rural em direção às cidades devido ao fechamento das terras comunais e de cultivo (enclosures), acabando com a prática do cultivo em campos abertos, abolindo-se os arrendamentos ou diminuindo bastante o resultado obtido.  Assim, muitos rendeiros recebiam as piores terras para o cultivo e já não podiam levar o gado para pastar nas terras comunais. Com o tempo, eles acabavam com tantos prejuízos que tinham de repassar as suas terras aos latifúndios ou vendiam tudo e mudavam-se para as cidades. Além desse fator, a produção agropecuária deixou de ter na produção de cereais sua principal atividade, que ocupava muita mão de obra, para o pastoreio de animais, que diminuía bastante a quantidade de pessoas necessárias.

Desse modo, houve a liberação de mão de obra agrícola, resultando no êxodo rural rumo à cidade, gerando uma grande quantidade de pessoas vendendo sua força de trabalho (proletários, haja vista que essa era a única forma de sobreviverem), o que, em virtude da lei da oferta e da procura - bem como pela ganância dos empresários, era muito mal remunerada.
2 5 2
2014-01-25T21:53:23-02:00
Com as enclosures, “tudo é tomado para as pastagens e a criação de carneiro e gado: de onde mais de quarenta pessoas tiravam o seu sustento, agora um homem com seus rebanhos tem tudo só para ele, prejudicando a agricultura.