Respostas

A melhor resposta!
2014-01-26T11:40:13-02:00
Vamos lá:
P.A (10 ... 98)

a fórmula de P.A é: 
an = a1+(n - 1)r

onde:
r = ?
n = 9
a1 = 10
an = 98

resolvendo para se achar a razão:
a98 = 10+(9 - 1)r
a98 = 10+8 x r
a88 = 8 x r
r = 88/8
r = 11

Mas queremos saber qual é o termo central, então agora que temos a razão podemos achar o 5º termo, que é o termo médio de uma P.A com 9 termos

agora temos:
n = 5
a1 = 10
an = ?
r = 11

resolvendo:
an = 10+(5 - 1)11
an = 10+4 x 11
an = 10 + 44
an = 54

Então o termo central é 54, letra C

2 5 2
Comentário foi eliminado
Ah, obrigado assim mesmo, essa fórmula vai ajudar bastante na hora da prova *-*
Ei, eu queria saber como você resolveu a questão de um modo mais simples caro amigo, será que pode me explicar, acho que seria muito útil pra mim ^^
Comentário foi eliminado
Hm.. Acho que deu pra entender, é só lembrar da fórmula, Obrigado
2014-01-26T15:06:18-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A1=10
an=98
n=9
razão=?


an=a1+(n-1).r
98=10+(9-1).r
98=10+8r
98-10=8r
88=8r
r=88/8
r=11



Portanto os meios aitiméticos são:

(10,21,32,43,54,65,76,87,98...)



Portanto o termo central é = 54