Respostas

2014-01-26T14:04:20-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Nesta PA:

a18 = 38+17.4= 106
\boxed{S_{18}=\frac{18(38+106)}{2}=1296}
1 1 1
A melhor resposta!
2014-01-26T14:08:47-02:00
A soma dos termos de uma P.A. é:  S_{n}= \frac{( a_{1} + a_{n} ).n}{2}

 S_{18} = ?
 a_{1} = 38
 a_{18} = ?
n = 18

Vamos precisar descobrir o valor do a18 para poder descobrir a soma. Para isso usamos a formula:  a_{n} = a_{1} +(n-1).r
Logo:
 a_{18}=38+(18-1). 4
 a_{18}=38+68
 a_{18}=106

Sabendo o valor do a18 colocamos ele na outra formula, então fica:

 S_{18} =  \frac{(38+106).18}{2}
 S_{18} =  \frac{144.18}{2}
 S_{18} =   \frac{2592}{2}
 S_{18} = 1296

A soma dos 18 primeiros termos dessa P.A. é 1296
1 5 1