1) Assinale a alternativa correta:
a) A transferência de calor por condução não há necessidade de haver uma fonte de calor que aquece um determinado material, no qual irá transmitir para todo o corpo.
b) O processo de transferência de calor por radiação é o único processo que há necessidade de um meio material para haver a transferência.
c) A transferência de calor por convecção ocorre em virtude da formação de correntes de convecção.
d) A geladeira é um exemplo de transferência de calor por irradiação.

2) Uma barra de ferro se encontrava a temperatura ambiente de 25°c, sabendo que o comprimento inicial da barra era de 1,2m e a mesma foi aquecida até uma temperatura de 200°c. (Considere o coeficiente de dilatação linear do ferro=0,001) A sua dilatação linear foi?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-01-26T20:29:14-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) Assinale a alternativa correta:
a) A transferência de calor por condução não há necessidade de haver uma fonte de calor que aquece um determinado material, no qual irá transmitir para todo o corpo.
FALSA

b) O processo de transferência de calor por radiação é o único processo que há necessidade de um meio material para haver a transferência.
FALSA

c) A transferência de calor por convecção ocorre em virtude da formação de correntes de convecção.
CORRETA

d) A geladeira é um exemplo de transferência de calor por irradiação.
FALSA

2) Uma barra de ferro se encontrava a temperatura ambiente de 25°c, sabendo que o comprimento inicial da barra era de 1,2m e a mesma foi aquecida até uma temperatura de 200°c. (Considere o coeficiente de dilatação linear do ferro=0,001) A sua dilatação linear foi?

\Delta L = L_o.\alpha. \Delta  V \\
\\
\Delta L = 1,2 . (0,001).(200-25) \\
\\
\boxed{\Delta L = 0,21 \ m}


(Porém o verdadeiro coeficiente linear do ferro = 0,00004, o que causa uma grande diferença no cálculo)
2 5 2
Rafaela, obrigado pelo reconhecimento. :)
2014-01-26T20:34:13-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Rafaela. 

1) Assinale a alternativa correta:

a) A transferência de calor por condução não há necessidade de haver uma fonte de calor que aquece um determinado material, no qual irá transmitir para todo o corpo.
Falsa

b) O processo de transferência de calor por radiação é o único processo que há necessidade de um meio material para haver a transferência. Falsa

c) A transferência de calor por convecção ocorre em virtude da formação de correntes de convecção. Correta

d) A geladeira é um exemplo de transferência de calor por irradiação. Falsa

2) Uma barra de ferro se encontrava a temperatura ambiente de 25°c, sabendo que o comprimento inicial da barra era de 1,2m e a mesma foi aquecida até uma temperatura de 200°c. (Considere o coeficiente de dilatação linear do ferro=0,001) A sua dilatação linear foi?

Dados:
Δt= 200- 25
Δt= 175ºC

Li= 1,2m 
α= 0,001


Fórmula:
ΔL= Lo . α. Δt
ΔL= 1,2 . 0,001 . 175
ΔL= 0,21 m 
1 5 1