1. (Mack-2005) Assinale a alternativa correta.
a) Os
indivíduos com síndrome de Klinefelter possuem cariótipo 47, XXY, e o
cromossomo a mais pode ter sido herdado da mãe ou do pai.
b) Por
meio da observação de hemácias da corrente sangüínea, é possível
determinar se um indivíduo tem número normal de cromossomos.
c) Os indivíduos com síndrome de Down apresentam um par de cromossomos nº 21 a mais.
d) As aberrações cromossômicas só podem ser diagnosticadas após o parto.
e) Desde que um indivíduo da espécie humana tenha 46 cromossomos em suas células, ele será normal.


Resposta = A, QUERO EXPLICAÇAO

2

Respostas

2014-01-27T11:52:08-02:00
Pode sim ter sido herdado da mãe ou do pai já que ele carrega um cromossomo (XY) e pode ser que não tenha havido a disjunção durante a meiose. Da mesma maneira, ela carrega dois cromossomos (XX) e tambem pode ser que tenha ido os dois cromossomos para o óvulo que foi fecundado.
1 3 1
A melhor resposta!
2014-01-27T11:54:38-02:00
A síndrome de Klinefelter é uma trissomia e o portador possui um cromossomo X em excesso. Os cromossomos X e Y são os sexuais. Agora observe que a mulher só pode ser XX enquanto o homem só pode ser XY. Logo, esse cromossomo X a mais pode ter sido herdado tanto da mãe como do pai (ambos possuem um cromossomo X), pois na formação dos gametas esses cromossomos se separam. 

B) Está errada porque hemácias são células anucleadas. Sabendo que o DNA só se encontra no núcleo, não é possível fazer a análise cromossômica em hemácias.

C) Não é um par a mais e sim UM cromossomo a mais (também é uma trissomia)

D) Até mesmo por ultrassom é possível diagnosticar mutações. Mas já é possível fazera análise do DNA do bebê antes de nascer. 

E) Há mutações que não são numéricas, em que um cromossomo pode estar danificado e não em excesso ou faltando. Assim como há mutações adquiridas com o tempo (como câncer).
4 5 4