Respostas

2014-01-27T18:06:30-02:00
O present continuous deve ser usado parra expressar uma situação que esta em progresso,ou seja uma ação que ainda esta aconteçendo.
a construção do present continuous deve ser dada segundo a forma:
sujeito+verbo to be+verbo com "ing+complemento.
para a forma negativa ,basta acressentar o "not" apos o verbo "to be" (am,is are)
2014-01-28T02:43:12-02:00
Contaraiamente ao que muitos pensam, o PRESENT CONTINUOUS, não serve apenas para falar sobre algo que está acontecendo no momento em que estamos falando. Também serve, por exemplo, para falar de planos futuros a curto prazo.

Quanto a sua formação gramatical é a seguinte.

Afirmativa:Sujeito + verbo To Be na afirmativa( no Simple Present) + verbo da acção no gerundio (ing) + complemento da frase

Ex: John is playing tennis. Como pode ver é o verbo tobe que se conjuga com o sujeito.

Negativa:  Sujeito + verbo To Be na negativa( no Simple Present) + verbo da acção no gerundio (ing) + complemento da frase

Ex: John is not playing tennis. Uma vez mais é o verbo to be que para além de se conjugar com o sujeito, também assume a forma negativa.

Interrogativa: Verbo to be + sujeito + verbo da acção no gerundio + complemento de frase. Aqui há um intercambio de posições entre o verbo to be e o sujeito.Uma vez mais é o verbo to be que assume a interrogativa.

Resumindo: podemos considerar que o verbo To Be é que assume as despesas e que o verbo principal apenas se limita a mudar a sua forma para o gerundio,sem se mover do seu lugar. Ou seja o verbo da acção é o verbo preguiçoso :)

Tem que ter atenção à mudanaça dos verbos para o gerundio, pois há regras especificas de acordo com a terminação dos verbos, no infinito.

REGRAS DE FORMAÇÂO DO GERUNDIO EM INGLÊS

a) Regra geral se adiciona ing

to play - playing

b) verbos terminados em consoante precedida de uma unica vogal, duplicamos a consoante e só depois adicionamos ing.Nos verbos com mais de uma silaba que, NÃO tenham maior acentuação na última silaba, isto não é válido. Se aplica a regra geral.

to cut - cutting

c) 
verbos terminados com e se elemina o e e se adiciona ing.

to live - living

d) 
Verbos terminados em  ie se muda o ie para y e só depois se diciona ing.

to tie - tying