Um ônibus circular sai do terminal da cidade e demora 40 minutos para retornar um outro demora 60 minutos se saírem os dois ao mesmo tempo quanto tempo depois irão sair juntos novamente?demonstre em uma tabela

obs o calculo eu sei fazer vai dar 120 minutos so não sei como colocar isso em uma tabela ....obrigado

2

Respostas

2014-01-30T22:10:43-02:00
Achar o mmc(minimo multiplo comum) entre (60 e 40) = 120  vc encontrá o momento onde eles se encontram  o que dá 120 minutos

60-40/2
30-20/2
15-10/2
15-5/3
5-5/5
1-1/1
mmc(60,40)= 2³x 3 x 5= 120
não isso eu sei o que eu perguntei e como eu faço para colocá-lo em uma tabela ?
A melhor resposta!
2014-01-30T22:19:49-02:00
Neste caso, basta você encontrar o mínimo múltiplo comum dos dois números:

40, 60 | 2
20, 30 | 2
10, 15 | 2
 5,  15 | 3
 5,    5 | 5
 1,    1   

mmc (40, 60) = 2³ x 3 x 5
mmc (40, 60) = 120

Resposta: os dois sairão juntos novamente em 120 minutos, ou seja, a cada 2 horas.

     |  2  |  2  |  2  | 3 | 5 |
40  | 20 | 10 | 5   | 5 | 1 |

60  | 30 | 15 | 15 | 5 | 1 |   

1 5 1
obrigado!!!!!!!!!!
Obrigado pela marcação.