Questão numero 34 da prova de escolaridade para APMBB:

"Uma loja de sabonetes realiza uma promoção “Compre um sabonete e leve outro pela metade do preço”. Outra promoção que a loja pode fazer oferecendo o mesmo desconto percentual é:

(A) “Leve dois e pague um”.

(B) “Leve três e pague dois”.

(C) “Leve quatro e pague três”.

(D) “Leve três e pague um”.

(E) “Leve cinco e pague quatro”."

No gabarito diz que a resposta correta é a "C", porém não consigo entender, se eu levar 4 sabonete e pagar 3, terei um desconto de 150%, 1 sabonete e sobram 50%, logo não é o mesmo desconto percentual.

A que achei correta é a "B", se eu levar 3, vou pagar só dois que somando seus descontos é 100% ai ganha o terceiro sabonete, logo o desconto percentual é igual. Alguém me explica isso, por favor!?

2
eu raciocinei assim
1=1,00 o 2=0,50 pois sai a metade do preço, total de 1,50
1=1,00 2=0,50 3=1,00 4=0,50
4 sabonetes= 3 reais
espero ter ajudado

Respostas

2013-04-24T10:04:14-03:00

Na minha opinião a alternativa correta seria realmente "B" . A não ser que eles tenham outro pensamento sobre essa questão fazendo com que tenham marcado a alternativa "C".

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-04-24T10:47:45-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 Fiz da seguinte forma: regra de três, veja:

 

Do enunciado,

 

Supomos que o preço de um sabonete seja R$ x,00; então o preço de 2 sabonetes deveria ser R$ 2x,00. Mas, na verdade ele custa:

 

x + x/2 =

R$ (3x/2),00

 

 Com isso, podemos fazer...

 

R$ 2x,00 ---------------------------------- 100%

R$ (3x/2) ---------------------------------- k

(diretamente prop.)

 

100%/k = 2x/(3x/2)

 

2x * k = 100% * 3x/2

 

2k = 50% * 3

 

k = 25% * 3

 

k = 75%

 

 Isto é, o desconto percentual foi de 25%.

 

 

  Vejamos se a alternativa C também oferece esse desconto.

 

 O raciocínio é análogo, então, por conseguinte:

 

Quatro sabonetes deveriam custar R$ 4x,00; mas custam apenas R$ 3x,00. Uma vez que, um é de graça, certo?!

 

 Segue,

 

R$ 4x,00 ---------------------------------------------- 100%

R$ 3x,00 ---------------------------------------------- w

(diretamente prop.)

 

100%/w = 4x/3x

 

100%/x = 4/3

 

4w = 3 * 300%

 

w = 75%

 

 Isto é, o desconto percentual também é de 25%!!

 

 Logo, a alternativa C é a correta.

 

 Espero ter ajudado!

 

 

 

 

 

 

 

1 5 1