01-Em ervilha de jardim, Pisun sativum, coloração e textura da semente são condicionadas porgenes com segregação independente e dominância completa, onde o alelo que condicionacoloração amarela é dominante sobre o alelo que condiciona coloração verde, e o alelo quecondiciona textura lisa é dominante sobre o alelo que condiciona textura rugosa. A partir deum cruzamento entre plantas com sementes amarelas e lisas (P1) e plantas com sementesverdes e rugosas (P2), ambas homozigotas para os dois genes, quantos descendenteshomozigotos para os dois loci espera-se obter em uma F2 com 160 indivíduos?

02-Em uma certa espécie animal, existem dois pares de genes de segregação independentes que determinam duas características da pelagem. No primeiro, o gene dominante A determina pelo longo e seu recessivo a, pelo curto. No segundo par, o gene dominante B determina pelo amarelo e seu recessivo b, pelo preto. Sabe-se também que o gene B, em dose dupla, causa morte dos indivíduos na fase embrionária. Um casal de pelo longo e amarelo duplo-heterozigoto é cruzado. Qual a chance de surgir um individuo com o mesmo fenótipo dos pais? Justifique sua resposta.

1

Respostas

2014-02-01T11:04:05-02:00
Olá,
1) O resultado de (F2) seria o cruzamento de dois parentais (AaBb x AaBb). Para cada 16 indivíduos nascido teríamos um homozigoto totalmente dominante (ABAB) e outro totalmente recessivo (abab), então, numa população de 160 indivíduos, que é 10 vezes maior, teremos: 20 homozigotos.

2)O cruzamento dos parentais heterozigotos para as duas características (AaBb x AaBb). Nesse caso, 1/3 da prole de 16 indivíduos nasce morta (pelo fato do alelo B, surgir em dose dupla), então teremos, apenas 12 indivíduos, desses, 1/2 ou 50% apresentam fenótipo igual ao de seus pais (pêlo longo e amarelo).

1 5 1