Respostas

2014-02-02T21:50:35-02:00
Os indios tinham mais facilidade de fugir por conhecerem o território e também eram mais fáceis de catequizar do que os africanos
2014-02-02T22:00:17-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Igor, 

Os portugueses tiveram muitas dificuldades em conseguiram obrigar os índios ao trabalho pesado na lavoura por muito tempo, pois a agricultura era um trabalho feminino na sociedade deles, preferindo a morte, criando-se o mito de que os indígenas seriam "preguiçosos".  Além disso, eles necessitavam apoio dos indígenas, haja vista não conhecerem tão bem o território quanto os índios, bem como o estabelecimento de alianças entre os europeus e as tribos.

Assim, estimulou-se uma maior escravidão de negros da África, pois a escravidão já era um prática adotada pelos próprios africanos e pelos árabes, bem como eles já estavam acostumados ao trabalho agrícola. Desse modo, a mão de obra africana passou a ser utilizada nas lavouras de cana, de modo que os maiores estados produtores de cana-de-açúcar ainda hoje apresentam boa parte da população composta por afrodescendentes.
1 5 1