1 - porque o controle das cheias do rio Nilo era importante para a sobrevivência dos povos que viviam em sua proximidades, como os egípcios?

2- qual era a função do estado na sociedade do antigo Egito e que papel era exercida pelos faraós?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-03T14:25:11-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Michelle, 

O Nilo é um dos maiores rios do mundo e apresenta uma característica bastante importante para os africanos: passam nas regiões secas e desertos. Dessa maneira, no seco Egito, ele era não apenas um meio de obter a água necessária para sobreviver, pescar, e transportar cargas, também possibilitando a agricultura e a criação de animais.

Quanto às cheias no Egito, as inundações do Nilo, que ocorriam entre julho e outubro, as águas invadiam as terras das margens do rio. Quando ele diminuía, deixava um lodo acumulado nas terras já secas, que se tornavam bastante férteis, possibilitando boas colheitas nos meses posteriores.

Portanto, o controle das cheias do rio Nilo possibilitava saber o momento correto de plantas para aproveitar os benefícios que as inundações das margens podiam trazer, pois, do contrário, poderiam resultar em na destruição das aldeias e plantações. Nesse sentido, o desenvolvimento da geometria no Egito auxiliou bastante a identificação de quais terremos pertenciam a quem, haja vista que a cheia do Nilo levava os marcos usados para identificar os terrenos.

2 - A função do Estado no antigo Egito, cujo representante máximo era o faraó, consistia na organização das forças internas para a construção das represas, diques; a organização religiosa; a obrigatoriedade de trabalho nas terras do faraó; o controle dos escravos; a proteção contra inimigos externos, dentre outras possibilidades.
6 3 6