Hélio possui um terreno retangular para criação de ovelhas, cujas dimensões estão na razão 2 : 3. O perímetro desse terreno é 1.500 m.


a)quais são as dimensões desse terreno ?

b)qual e a área desse terreno ?

2
Obs: desejo resolução por proporção agradeço muito se puder resolve-la por razão e proporcao

Respostas

2014-02-04T10:50:28-02:00
2/3=a/b. o retângulo tem dois lados a e dois lados b. 2a+2b=1500 perímetro eh a soma dois lados. Ao substituir 2b=3a...2a+3a=1500..5a=1500 a=300 e b=450 Area= axb 300x450= 135000 unidade de area(U.a)
7 3 7
Haha, eu tava fazendo assim mas achei q ia ficar errado pelo fato do x/y a/b ser substituido por apenas 1 vez a icognita, mesmo assim obgd ^^
A melhor resposta!
2014-02-04T11:03:47-02:00
Usando a proporção:
= x               x = um lado         y= a outro lado
3     y
multiplica em X 
2y= 3x     isolando o y = 3x/2
lembrando que o perimetro é a soma dos lados então:
2x + 2y= 1500
2x + 2(3x/2)= 1500
2x + 6x/2 = 1500   mmc=2
4x +6x = 3000
10x = 3000
x= 300

2 . 300 +2y = 1500
600 +2y = 1500
2y = 1500 -600
2y = 900
y=450
Um lado é 300m e o outro lado é 300m

Lembrando que a área é comprimento vezes largura
Área = 300m . 450m 
A= 135.000 m²

14 4 14
Obridaga por marcar a minha resposta como a melhor
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado