Respostas

A melhor resposta!
2014-02-04T17:47:40-02:00
5_ são dobras presentes nas células que permitem aumenter a superficie de contato.

6_ presenca de cilios no epitelio de revestmento de alguns orgãos.
2 5 2
um exemplo de orgão é a traqueia. cuja funcao dos cilios é espalhento de muco para retencao de particulas.
2014-02-04T21:28:36-02:00
5- São delgados prolongamentos da membrana plasmática, cuja função é aumentar a superfície de absorção da célula.                                                                                 6- Eu não entendi direito a questão, mas acho que as microvilosidades e as vilosidades são uma evidência que mostra a nossa ancestralidade com os protozoários ciliados, uma vez que esses usam os cílios para locomoção e captura de alimentos. Já no tecido epitelial essas vilosidades são usadas para absorção de nutrientes e etc.

3 4 3
karen, microvilosidades e cilios são estruturas biologicas distintas, cuja estrutura e função não são semelhantes. Portanto não podem ser evidência evolutiva entre protozoarios ciliados e celulas animais...
Ok, desculpa pelo erro. É que eu realmente não entendi a questão... Lendo agora eu vi que eu realmente me equivoquei, uma vez que os cílios são usados para locomoção e captura de alimentos ( em alguns protozoários), enquanto as vilosidades e microvilosidades servem para aumentar a área de absorção da célula. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Desculpa ;)