a diferença entre um numero á sua quinta parte é igual á 36

gente me ajuda aeee ....

2
por favor!! kk
x - 1/5 x = 36
o número x um quinto do numero 1/5 x x - 1/5 x = 36 RESOLVENDO A EQUAÇÃO 5X - X = 180 4X = 180 X = 45 verificação 45- 9 (um quinto) = 36

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-04T23:04:46-02:00
Seguindo o enunciado :

x- \frac{x}{5} =36

 \frac{5x-x}{5} =36\\
\\4x=180\\
\\x= \frac{180}{4} \\
\\x=45
5 3 5
2014-02-04T23:05:24-02:00
Segue: sendo o número x, sua quinta parte e ele dividido por 5

x + x/5 = 36

some a fração apurando o denominador comum, no caso o 5

x/1 + x/5 = 36

5x/5 + x/5 = 36

Passe o 5 para o outro lado da igualdade com a operação inversa: ele está dividindo, vai multiplicando

6x/5 = 36

6x = 36 . 5

6x = 180

Passe o 6 para o outro lado da igualdade com a operação inversa: ele esta multiplicando, logo vai dividindo

x= 180/6

x = 30




ops, fis a soma, a colega que deu a outra resposta está correta. Desculpe