Respostas

2014-02-06T17:13:44-02:00
A filosofia nacional é pouco abordada ou até esquecida de ser abordada dentro da sala de aula, por esso que quase ninguem conhece filósofos  brasileiros pelo menos eu sempre ouvi falar de filósofos estrangeiros na sala de aula.

2014-02-06T18:41:14-02:00
O Brasil é um pais de dimensões continentais e de uma pluralidade cultural vasta, para responder sobre a questão primeiramente devemos entender o que é um filósofo, depois abordar a disseminação da cultura e da informação para a população brasileira.

Filósofo é todo aquele que pensa e repensa temas formulando teorias que podem ou não ser testadas empiricamente. Desta forma, é bastante amplo o número de filósofos existentes, mas nem sempre estes têm a prospecção adequada.

A cultura e as informações no Brasil se disseminam das mais diversas forma. Há grupos indígenas que ainda mantém a tradição oral, há pensadores que interpretam o mundo e acontecimentos expressando-os através de obras de arte, da música ou da poesia; por fim os filósofos como aqueles que estudamos na escola, os que escrevem suas teses e teorias.

Comecemos por estes últimos, gostaria de citar uns bons que vocês devem ver na mídia frequentemente:
Marilena de Souza Chaui,
Leonardo Boff
Paulo Freire (este eu amo)

Outros podem ser verificados no site da instituto de filosofia

Agora, mais próximo da realidade da maior parte da população, que não tem acesso à determinada leitura, podemos citar artistas, que fizeram a diferença na cultura de nosso país desafiando a ditadura e levantando questões com suas músicas:
Chico Buarque
Caetano Veloso
Gilberto Gil

Mais próximo da sua geração:
Cazuza
Renato Russo

Boa Sorte
Comentário foi eliminado
Assim
Comentário foi eliminado
Vc poderia tentar levar os dados em porcentagem de quantas pessoas têm o conhecimento dos filósofos?