Respostas

2012-11-27T19:13:01-02:00

                A onda de sustentabilidade tomou conta do planeta, e o Brasil é dono da produção de energia mais limpa do mundo. Cerca de 80% dela é gerada pelo armazenamento de água, nos períodos de chuva, e sua posterior liberação, aos poucos, conforme se faça necessário. É assim que é produzida a energia através das hidrelétricas, a tecnologia mais sustentável que existe.

               Vários países têm na produção de energia um grande problema. É o exemplo de todos os países do continente europeu, que dependem da energia nuclear, que deixa dejetos radioativos por milhares de anos na natureza. O Brasil pode se utilizar da energia hidrelétrica porquanto possui um dos maiores índices pluviais do mundo. É um privilégio de poucos.

              Nosso país continua investindo no aumento da capacidade de geração através das hidrelétricas, como é o caso de Santo Antonio Jirau e Belo Monte. Mas isso não é o bastante. O maior problema não está na geração, e sim na transmissão da energia, que é deficiente e causa de vários apagões.

              O governo federal é controlador de todo o sistema de transmissão, e parece não ser eficaz na resolução desses problemas. As melhorias na transmissão são de vital importância para o aumento da confiabilidade em todo o sistema.

              Para que consigamos melhor aproveitar todo o potencial que temos na geração de energia, o problema da transmissão precisa ser resolvido, que é papel exclusivo do governo federal. Só assim poderemos nos transformar em referência para outras nações que desejam um sistema energético tão sustentável como o nosso.

1 5 1