Respostas

2013-04-25T14:47:57-03:00

Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.

1 4 1
2013-04-25T15:43:08-03:00

A reflexão Filosófica

 

 Definição:

 

Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.

 

A reflexão filosófica é radical por que é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

 

Não somos SOMENTE seres pensantes. Somos seres que AGEM no mundo, que se relacionam (outros humanos, animais, plantas, coisas, fatos e acontecimentos); e exprimimos essas relações tanto pela linguagem como por atitudes.

 

A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade que nos rodeia em nosso dia-a-dia em nossas falas e ações que são realizadas através destas relações.

 

A reflexão filosófica busca responder a três grandes grupos de perguntas:

Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?

              

     Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?

 

O que queremos pensar quando pensamos que queremos dizer o que dizemos o que queremos fazer quando agimos?   Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?

 

Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?  Isto é,qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?

 

Essas três questões podem ser resumidas em: O que é pensar, falar e agir?

 

Estas três perguntas pressupõem a seguinte pergunta: Nossas crenças cotidianas sou ou não um saber verdadeiro, um conhecimento?

 

Na Reflexão Filosófica se indaga: Por  que? O que? Para que? Dirigindo-se ao pensamento, aos seres humanos no ato da reflexão.

 

São perguntas sobre a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir.