Assim como Comte, Durkheim considera que a sociedade deve ser vista em uma condição coletiva. Produzida pelos diversos elementos que geram a vida social de forma solidária. Mas o que seria a "solidariedade" para o pensador francês? Julgue as assertivas abaixo e assinale a correta:

ALTERNATIVAS

Uma forma de retribuir a ajuda que se recebe em sociedade. Desta forma, quem faz um bem merece receber também. A colaboração para a vida coletiva tem que ser retribuída para manter a ordem estabelecida.

A filantropia demonstra a superação dos problemas sociais. A busca por atender aos diversos problemas que enfrenta uma parte da sociedade tem na ajuda voluntária a ação mais eficiente.

Toda a relação democrática está vinculada a colaboração. Na sociedade industrial esta dependência é consciente e eficiente. Por isso, a liberdade de escolha é a forma mais adequada da vida social em que há um elevado grau de dependência.

A solidariedade é uma condição da própria engrenagem social. Há uma divisão do trabalho social, em que a dependência entre os elementos que compõe a sociedade é resultado de sua complexidade.

Ser solidário é um princípio fundamental para garantir a qualidade de vida em sociedade. Mas esta dependência tem que ser voluntária e promover a paz social.

1

Respostas

2013-04-25T15:07:14-03:00

Marquei esta questão... acho que está correto, A solidariedade é uma condição da própria engrenagem social. Há uma divisão do trabalho social, em que a dependência entre os elementos que compõe a sociedade é resultado de sua complexidade..