NÚMEROS DO CONSUMO

Em um ano, os jovens brasileiros....

• ...bebem 4 bilhões de litros de refrigerante;
• ...gastam 10 bilhões de reais em telefonia
celular;
• ...respondem por 43% do consumo do
McDonald´s;
• ...engolem 80% das balas, dropes e chicletes
produzidos
Fonte : Revista Veja agosto 2003 Especial Jovens

Questão 04 - Os números 4 bilhões e 10 bilhões
podem ser escritos corretamente em notação
científica como:

a) 4x106
e 10x106


b) 4x109
e 1,0x1010


c) 4x103
e 10x103


d) 4x1010 e 10x1010

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-02-09T18:20:07-02:00
Letra ''C''. 
Primeiro vamos ver como é se escreve numericamente 4 bilhões e 10 bilhões. 
4 bilhões -> 4.000.000.000
10 bilhões -> 10.000.000.000

Para notação científica, ''A'' tem que ser maior que 1 e menor que 10.
Ai você me pergunta o "A'', pode ser 1? Sim pode. 
O ''A'' pode ser 10? Não, não pode, porque tem que ser menor que 10. Porque se não gerará um outro número científico. Entendeu? 
 
A  x  10^{x}

Agora joga a vírgula para a direita e conta as casas. Gerando então

4 x  10^{9}
1,0 x  10^{9}
2 5 2
mas se contar a casa dos 10 bilhões, contaremos 10 casas...
sim sim, reparei o meu erro agora, até coloquei a alternativa errada na pressa :p
2014-02-09T20:35:55-02:00
Letra b : o expoente são a quantidade de zeros, onde 4 bilhões tem 9 zeros e 10 bilhões tem 10 zeros...
1 5 1