Existe árvores (por exemplo, mangueiras) macho e fêmea? Por que algumas árvores não produzem frutos?

2
nao, arvores possuem o mesmo genero, ate porque elas nao reproduzem
sim, árvores se reproduzem, são seres vivos, não brotam da terra do nada.não precisa ter relação sexual pra reproduzir, da mesma forma que para que haja a respiração não é necessário exclusivamente o oxigênio, existe a respiração aeróbica.
anaeróbica*

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-09T20:28:25-02:00
Existem sim, essas árvores machos e femeas, são angiospermas que tem flores não hermafroditas, e de sexo separado . e as árvores que não produzem frutos são pteridofitas, liberam esporos que germinam no solo dando origem aos gametofitos e protalos, e gimnospermas, que tem sementes mas não tem frutos
5 4 5
2014-02-10T09:38:18-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Perfeitamente, caro Rick.

Sua pergunta é extremamente importante para a compreensão dos princípios básicos da vida e da biologia.

O fato é que a reprodução assexuada resulta em um "clone", uma cópia idêntica, normalmente, do indivíduo original. Nesse processo, as alterações causadas por mutação, em geral, são deletérias, ou seja, causam a morte ou graves prejuízos ao funcionamento e à reprodução do indivíduo atingido.

Agora analisemos a reprodução sexuada:

Você, por exemplo, apresenta 23 pares de cromossomos. Metade vieram de sua mãe e a outra de seu pai. Na produção dos espermatozoides, a seleção de cada cromossomo vai variar, de modo que o número de possibilidades de combinação entre seu material genético e o da mãe de seu filho é maior que o número de seres humanos na Terra.

Essa é a importância evolutiva da reprodução sexuada, ao possibilitar um ótimo material sobre a qual a seleção natural pode atuar, gerando inúmeras adaptações.

As plantas também obtêm benefícios da reprodução sexuada, requerendo a presença de ambos os gametas para reproduzir. A mangueira, nesse sentido, apresenta fecundação cruzada. No caso do mamoeiro, há plantas machos, fêmeas, e hermafroditas.

Outras árvores que necessitam de outros indivíduos para ter frutos são 
quiuí ou kiwi, e o cupuaçu, dentre outros.
2 5 2