Sócrates foi acusado de ateísmo e corrupção da juventude julgado e condenado, foi obrigado a beber um veneno chamado cicuta. Fale um pouco mais sobre o julgamento de Sócrates. Conforme o contexto de nossos tempos, ele também seria condenado hoje? Comente GENTE EU PREISO MUITO MESMO DESSA RESPOSTA POR FAVOR ME AJUDEM

1

Respostas

2013-04-26T16:12:33-03:00

Sócrates admitiu que poderia ter evitado sua condenação a morte, bebendo o veneno chamado cicuta, se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a ajuda de amigos.
Platão considerou que Sócrates foi condenado por questões evidentemente políticas. Por seu lado, Xenofonte atribuiu a acusação a Sócrates a um fato de ordem pessoal, pelo desejo de vingança.

 

O propósito não era a morte de Sócrates mas sim afastá-lo de Atenas e se isso não ocorreu deveu-se à teimosia de Sócrates. Durante estes 30 dias, ele recebeu os seus amigos e conversou com eles. Declarando não querer absolutamente desobedecer às leis da pátria, Sócrates recusava a ajuda dos amigos para fugi
Chegado o momento da execução, pouco antes de beber o veneno, Sócrates, de forma irônica e sarcástica (como de costume), proferiu suas últimas palavras:

 

- "Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem, pagai a minha dívida. Pensai nisso!". Após essas palavras, Sócrates bebeu a cicuta (Conium maculatum) e, diante dos amigos, aos 70 anos, morreu por envenenamento.

 

Conclusão: Não nos dias atuais socretes não beberia cicuta. Ele pagaria pela as circustancias que o colocou em apuros ou seja segundo a Platão seria a politica . Nos dias atuais ele seria condenado e julgado da maneira que hoje no brasil se lida . Se julgado preso e anos de prisão . Em outros países que têm pena de morte para crimes comuns. Dependendo do jugamento ai sim ele morreria .


bjs espero ter ajudado

3 4 3