Respostas

2014-02-10T20:31:03-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Rayane, 

Os países diferem quanto à forma como participam na economia mundial. Nesse sentido, há países que concentram a maior parte do comércio e riquezas do mundo, por exemplo, os Estados Unidos e Europa (com seus vários países) concentram 49 por cento do PIB global. 

Entretanto, os meios de comunicação mais rápidos, o maior acesso às informações e ao conhecimento, o investimento em educação, bem como o desenvolvimento de alguns países têm aumentado a participação de nações cuja opinião não importava no cenário mundial, a exemplo do Brasil.

Por exemplo, o maior e mais importante fórum mundial entre nações era o G7, que reunia as nações mais industrializadas do mundo, a saber Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá.

Antigamente, esse grupo determinava questões que influenciavam a política global, bem como a economia do planeta.

Hoje, o fórum mais importante passou a ser o G20, cujos integrantes são
Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia), União Europeia, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, África do Sul e Turquia.

Os países do G20 concentram 80% do comércio mundial. Antigamente, quando os Estados Unidos concentravam a maior parte desse comércio, eles podiam determinar as regras que os demais países na OMC deveriam seguir. Hoje, ao contrário, as regras precisam ser melhor discutidas, passando por negociações nas quais cada vez mais países como a China, o Brasil, e outras nações assumem um papel mais importante nas decisões.

1 5 1