(Unifei-MG) A primeira missão jesuítica chegou ao Brasil em março de 1549. Era formada por cinco padres e um superior, Manuel da Nóbrega. Em 10 de agosto do mesmo ano, o padre Manuel da Nóbrega escreveu ao seu antigo mestre da Universidade de Coimbra: que “…aqui poucas letras bastam, por que tudo é papel branco, e não há que fazer outra coisa, senão escrever à vontade as virtudes mais necessárias e ter zelo em que estas criaturas conheçam o seu Criador, a Jesus Cristo seu Redentor…” . O que Nóbrega queria dizer era:
a) Os índios eram tão simples e inocentes (papel em branco) que bastava um mínimo de instrução para “marcar” neles o conhecimento de Deus e de Jesus Cristo.
b) Os índios eram tão ignorantes – diante da cultura letrada dos jesuítas – que deviam ser respeitados como “papel branco” e não “manchados” por qualquer tipo de ensino.
c) Os jesuítas deviam deixar de lado a cultura erudita (letrada), preocupando-se apenas em converter os “gentios”.
d) Nóbrega estava pedindo ao seu mestre, em Coimbra, que enviasse ao Brasil apenas padres ignorantes para ensinar a religião aos índios (catequese)



Alternativa correta - letra C


Alguém pode me explicar por que a C ta certa e nao a A?

1

Respostas

2014-02-10T18:15:41-02:00
Olá Clarissa,

a letra a) é considerada errada, e esse fato pode ser observado atualmente.

Você já tentou convencer uma pessoa de que o Deus em que ela acredita não existe e que essa pessoa deve acreditar em outro Deus?

Verás que não é tarefa fácil, ao contrário do que afirma essa alternativa. 


1 5 1
Nao tinha pensado por esse lado... Obrigada!