Analise as atividades a seguir para crianças do 2°ano do ensino fundamental, considerando como elas trabalham o conceito de número e sua representação e as operações com números naturais. Em seguida diga qual a forma mais adequada, justificando a sua resposta: a) O professor leva para a sala um jogo de boliche e em seguida pede aos estudantes que formem 2 grupos para jogar e enquanto um grupo joga o outro conta e registra com desenhos e números o total de cones derrubados, somando os resultados obtidos por cada membro do grupo. b) No quadro branco o professor coloca a seguinte questão para os estudantes resolverem: O jogo de boliche tem 10 cones. Se um grupo de 4 estudantes derrubam em 4 tentativas 5 + 4 + 7 + 2 cones. Quantos cones eles derrubaram no total?

1

Respostas

2013-04-26T14:20:04-03:00

Olá Junior,


Tenho lido ultimamente um livro chamado Conversa de professor - Matemática do Ministério da Educação, e baseado nos conceitos e experiências obtidas no livro não tenho dúvida de que a primeira opção é mais indicada.

 

A abordagem da letra b segue uma metodologia mecânica que tem como resultado a dificuldade generalizada em matemática que temos hoje no Brasil. O aluno querendo ou não termina por imitar mecanicamente o que o professor fez ou o colega mais esforçado da cadeira ao lado.

 

Através de atividades lúdicas, os alunos sentem-se motivados a tentar entender como funciona para conseguirem obter rapidamente os resultados e ganhar ou vencer a brincadeira. Isso é instintivo, ainda mais em crianças.

 

Parabéns pelo interesse em melhorar o ensino da matemática!

2 5 2